sábado, 19 de março de 2011

Aula de Atletismo: confecção de implementos


(Aula da Professora Kalú Cavalcante)

Estou como coordenadora de núcleo do Programa Segundo Tempo neste convênio (clique aqui para conhecer o blog do PST) aqui em Sobral, no CRAS Regina Justa Feijão no bairro da Vila União. O programa é dividido em ciclos com duração de 5 meses e durante o primeiro ciclo de conteúdos estamos abordado o atletismo. Mas porque estou dando este mundo de explicação, é por saber que como é comum nas aulas de educação física na escola, nós também somo surpreendidos pela falta de implementos (que ainda não chegaram), e assim optamos por criar e adaptar, afinal professor tem que se virar nos 3o não é??!!
Os primeiros a serem confecionados foram os implementos peso e o disco, onde utilizamos os seguintes materiais:
- pedras;
-cola;
-papel de revistas e jornais;
-tesoura;
-fita gomada.
Colocamos os alunos em um mini auditório que o CRAS disponibiliza, e fomos a construção dos implementos guiando os alunos para que cada um criassem os seus.
Descrição da construção:
PESO: com pedras mais arredondadas possíveis e com um pouco de peso, porque se não ficaria muito leve, colocamos uma folha de papel em baixo e mantivemos uma forma de bola com as pedras, as enrolamos no papel de forma que as pontas ora para cima ora para baixo para não ficar com muitas ondulações. Após alguns papéis serem colocados e tomasse forma de bola, colocamos a última folha com cola e em seguida cobrimos com fita gomada, para não haver um desgaste rápido com a prática, já que pretendemos usá-las por 3 aulas no espaço de tempo de três semanas.
DISCO: foram coladas folhas uma por uma, até um peso razoável, que não facilitasse o voou na hora do lançamento. Em seguida foi cortado individualmente com base no tamanho da palma da mão de cada aluno, colocamos a mão aberta por cima do papel, marcamos e cortamos de forma a construir um círculo e cobrimos com fita gomada.
Algumas fotos:
obs: a câmera descarregou então não tivemos como tirar fotos da aula propriamente dita e as fotos foram tiradas pelos alunos.

O BLOG DA PROFESSORA KALÚ CAVALCANTE CLICK AKI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário