O atual momento por qual passa a formação dos professores/as de Educação Física com a orientação das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física (ver resolução n°07/2004 CNE/CES) fragmenta o conhecimento, os trabalhadores e estudantes da área, o que traz grandes prejuízos no âmbito da formação em Educação Física. Neste contexto, a Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física (ExNEEF) elencou dez motivos para sermos a favor da Licenciatura Ampliada (proposta para a formação de professores, do Movimento Estudantil da Educação Física).
10 MOTIVOS PARA SERMOS A FAVOR DA LICENCIATURA AMPLIADA!
01) Formação ampla para atuação nos demais âmbitos de nosso campo de trabalho: é o que esta
proposta pauta, pois vivemos em uma sociedade onde o mercado de trabalho é instável e vive em constante mudança. Se nos especializarmos precocemente, como impõe nossa formação hoje, não conseguiremos atender nossas necessidades básicas de sobrevivência, por isso uma formação que dê condições de trabalharmos com a área em diferentes contextos nos dará uma maior garantia de atuação e de condições de trabalho;
02) Sólida base científica: hoje não temos uma base epistemológica que nos permita trabalhar os
diferentes conteúdos da Educação Física em diferentes realidades. Por isso, necessitamos de uma
sólida base teórica que articule conhecimentos oriundos das ciências humanas, sociais, da saúde,
exatas e da terra, da arte e da filosofia balizando assim nossa prática pedagógica (seja na escola ou
fora dela) e uma ação consistente em nossos locais de trabalho;
necessário que tenhamos um objeto de estudo bem estruturado e fundamentado, o que não é visto
hoje. Por isso, apontamos a cultura corporal como objeto de estudo, pois ela possibilita a
compreensão da área de conhecimento de que trata a educação física e fundamenta-se nas
diferentes manifestações da cultura corporal construída socialmente e acumulada historicamente
pela humanidade a partir da relação do homem com a natureza, com o trabalho e com os outros
homens, possibilitando uma compreensão ampliada do que entendemos por educação física;04) Unidade entre teoria e prática: hoje nossos currículos não articulam a teoria com a prática.
Vivenciamos na sala de aula locais de atuação imaginários que se diferem da realidade. Isso ocorre
devido a não existência de um eixo articulador dos conhecimentos do curso que permita a
confrontação entre os conteúdos vistos em sala de aula e a sua relação com a prática pedagógica do
professor de educação física. Por isso, propõe-se a práxis social como articuladora dessa unidade
teórico-prática, constituindo assim uma prática coerente, transformadora e sólida para nossa ação
pedagógica enquanto professores/as de Educação Física;
05) Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: nossos currículos oferecem uma formação em Educação Física onde o ensino, a pesquisa e a extensão estão distantes entre si e muitas vezes
desarticulados, o que descaracteriza o tripé básico do ensino superior público e fragmenta a
produção do conhecimento. Por isso, o ensino, a pesquisa e a extensão dentro do projeto de
Licenciatura Ampliada estão interligados, de forma que a construção do conhecimento, desde o
início do curso, não se fragmente entre trabalho manual e intelectual possibilitando que essaprodução sirva para as reais necessidades da população no que diz respeito ao plano da cultura
corporal;06) Articulação do conhecimento: o que podemos constatar é que nossas disciplinas são dadas de forma
desarticulada. Repetem-se conteúdos, incham-se os currículos e não conseguimos relacionar o que
aprendemos em sala de aula com nossa prática. Por isso, o nosso projeto de formação propõe a
organização do conhecimento por complexos temáticos, os quais balizarão as disciplinas e farão com
que os conhecimentos se articulem a partir de um eixo que caracteriza a área, que no nosso caso é a
prática pedagógica, possibilitando, portanto, uma real visão crítica da realidade e uma apropriação
dos conteúdos consistente, consolidando assim uma prática pedagógica sólida no dia-a-dia.
07) Avaliação: a função da avaliação é identificar se os objetivos do projeto político pedagógico do curso
estão sendo alcançados. Assim, a Licenciatura Ampliada traz uma forma de avaliação ampla e permanente, no intuito de identificar se erros estão sendo cometidos e a partir disso poder superálos. Essa avaliação se dá em todas as instâncias do processo, com estudantes, professores, gestão, planos, projetos, instituição e etc.
08) Formação Continuada: vemos que no projeto educacional brasileiro temos a cada nível de ensino
um processo de peneira, que limita dia-a-dia o acesso a produção do conhecimento. Por isso, uma
formação consistente de professores para Educação Física tem que estar elencada a programas de
formação continuada, como especialização, mestrado, doutorado, cursos de aprofundamento, etc.
para que consigamos avançar na produção e consolidação da área enquanto necessária para o
desenvolvimento da identidade cultural brasileira.
09) Prática pedagógica como caracterizadora da área: A área da Educação Física se diferencia das outras no que se refere ao trato com o conhecimento na atuação. Quem se forma em educação Física, não
importa onde for atuar, media pedagogicamente os conhecimentos da área com seus alunos. É uma
relação entre seres humanos e por isso a necessidade de termos em nosso currículo a prática pedagógica como articuladora dos conhecimentos da área. A proposta de Licenciatura Ampliada traz esse princípio, tendo essas disciplinas no corpo comum e obrigatório da formação causando o caráter pedagógico para a área. a proposta de Licenciatura Ampliada traz em si outra concepção de formação, de homem, de mundo e conseqüentemente de universidade. Esta visão de universidade vem pautada em horizontes tais como: democratização da instituição, auto organização dos segmentos, indissociabilidade entre ensino/pesquisa/extensão, produção do conhecimento socialmente útil, formação continuada, dentre vários.
Projeto alternativo de universidade: a proposta de Licenciatura Ampliada traz em si outra concepção de formação, de homem, de mundo e conseqüentemente de universidade. Esta visão de universidade vem pautada em horizontes tais como: democratização da instituição, auto organização dos segmentos, indissociabilidade entre ensino/pesquisa/extensão, produção do conhecimento socialmente útil, formação continuada, dentre vários.
EXECUTIVA NACIONAL DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA - GESTÃO 2010/2011
Av. Profº Melo Morais, 65. Cidade Universitária – São Paulo
Por isso chamamos a tod@S estudantes de Educação Física a se somarem a luta pela revogação das
atuais diretrizes curriculares e levantarem essa bandeira em suas escolas gritando juntos
“EDUCAÇÃO FÍSICA É UMA SÓ! FORMAÇÃO UNIFICADA JÁ!”
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