segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

LUTAS NA INFANCIA: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA


As lutas, jogos de oposição, esportes de combates, existem desde o início dos tempos
em todas as civilizações. Nos dias de hoje esse contexto faz parte das disciplinas curriculares em
nível universitário o qual é visto como um instrumento pedagógico na formação da criança. O
presente estudo tem por objetivo propor uma reflexão no que concerne a prática das lutas na
infância, bem como pontuar princípios pedagógicos que devem fazer parte da formação dos
profissionais de Educação Física envolvidos com o bloco de conteúdos denominado lutas. A
metodologia utilizada foi descritiva, baseada numa revisão de literatura com ênfase nos
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). A Cultura Corporal do Movimento propõe uma
diversidade de práticas e de manifestações culturais. Nesta direção, algumas observações foram
feitas em relação aos objetivos atitudinais que devem direcionar as práticas pedagógicas na busca
de uma mudança paradigmática. Para tanto, para que se possam trabalhar as lutas na faixa etária
compreendida entre 7 e 12 anos, são necessárias à busca de uma pedagogia diferenciada,
voltada para solução de problemas, onde a grande a vitória será o desenvolvimento do aluno na
formação integral do individuo.
Palavras chaves: PCN’s, lutas; reflexão pedagógica, paradigma, competição.



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