RESUMO HISTÓRICO
A prática de futebol de salão, data da década de 30 onde as peladas começaram a ser adaptadas as quadras de basquete e pequenos salões.
As primeiras regras surgidas foram fundamentadas no futebol, basquete, handebol e pólo aquático pelo professor Juan Carlos Ceriani da ACM de Montevideo.
Na década de 90, surge então o termo “Futsal”, adotado hoje internacionalmente.
Esporte-educação
Evitar exclusão e competitividade exacerbada
Desestruturação das regras
Esporte-participação
Lazer
Diversidade de espaço
Esporte-rendimento
Regras oficiais universais
Propósito de vitória e rendimento
Tubino, 2001
REGRAS DO JOGO
QUADRA DE JOGO
A quadra de jogo é um retângulo tendo um comprimento mínimo de 25 metros e máximo de 42 metros e a largura mínima de 15 metros e máxima de 25 metros.
As linhas de maior comprimento, denominam-se linhas laterais e as de menor comprimento linhas de meta. Na metade da quadra, localiza-se a linha central (divisória), de uma extremidade a outra das linhas laterais.
A BOLA
A circunferência e o peso da bola varia de acordo com a categoria, feminina ou masculina, adulto ou infantil.
NÚMERO DE JOGADORES
Uma equipe é formada de 05 jogadores, sendo um o goleiro;
O número máximo de jogadores reservas para substituições é de 07 jogadores;
É permitido um número indeterminado de substituições, podendo ser realizado com a bola em jogo ou fora de jogo.
O jogador que sai e o que entra deverá fazer a substituição pela linha lateral, sendo que o que entra deverá esperar o jogador substituído transpor completamente a linha lateral da quadra.
EQUIPAMENTOS
Os jogadores deverão estar devidamente uniformizados, sendo que o goleiro deverá usar camisa diferente dos demais jogadores.
Não é permitido jogar de brinco, pulseira, cordões, colares, anel.
As camisas deverão ter suas nº 01 a 99.
DURAÇÃO DA PARTIDA
O Tempo de duração de uma partida é de 40 minutos , cronometrados, divididos em dois períodos de 20 minutos cada, com tempo máximo de 10 minutos para descanso entre ambos.
É permitido as duas equipes solicitar 01 tempo técnico, em cada período da partida, com 01 minuto de duração cada.
BOLA DE SAÍDA
No início ou reinício do jogo ou após a marcação de um gol, o jogo deverá ser iniciado pela equipe no centro da quadra, com cada equipe no seu próprio lado e sendo a bola rolada para frente para dar sequência ao jogo.
Será válido o gol se uma equipe chutar direto para o gol em saída de bola.
TIRO LATERAL
Todo arremesso lateral o atleta deverá colocar a bola em cima da linha e os pés fora da quadra, se a bola sair da linha ou o atleta pisar com todo o pé dentro da quadra será uma reversão e a bola passará para equipe adversária.
ARREMESSO DE META
O arremesso de meta, acontece sempre que a bola atravessar inteiramente a linha de meta pelo alto ou pelo solo, após ser lançada por um jogador da equipe adversária (atacante), e será executado, sempre pelo goleiro com as mãos.
TIRO DE CANTO
O tiro de canto, acontece sempre que a bola atravessar inteiramente a linha de meta pelo alto ou pelo solo, após ser lançada ou tocada por um jogador da equipe defensiva, e será executado, do canto mais próximo de onde saiu a bola, por um jogador da equipe adversária, com o uso dos pés.
FALTAS E INCORREÇÕES
As faltas serão penalizadas de duas formas: Tiro livre direto e tiro livre indireto.
Será concedido um tiro livre direto se o jogador cometer uma das seguintes infrações:
Dar ou tentar dar pontapé em adversário, bater, empurrar, segurar, ou trancar o adversário entre outras.
A cobrança do tiro livre direto será executado pela equipe adversária no local onde ocorreu a infração.
Será concedido um tiro livre indireto se o jogador cometer uma das seguintes infrações:
Usar expressão verbal ou vocal para enganar o adversário, prender a bola, segurar a bola para ganhar tempo, imobilizar a bola por mais de 4 segundos entre outros.
Todo tiro livre indireto deverá tocar em uma segunda pessoa para ser validado o gol. Caso isso não aconteça a bola será iniciada pelas mãos do goleiro.
FALTAS ACUMULATIVAS
Toda a falta de tiro livre direto é contada como falta acumulativa, sendo que após a 5º falta, todas as infrações serão cobradas sem formação de barreira na distância de 10 metros.
As faltas de tiro livre indireto, não são acumulativas para a equipe e serão punidas com tiros livres indiretos durante toda a partida.
PENALIDADE MÁXIMA
Toda a falta que ocorrer dentro da área de meta será concedido uma penalidade, que será cobrada sobre a linha central da área de meta a 6 metros do goleiro, sendo que o goleiro no momento da cobrança não poderá andar à frente, somente sobre a linha do gol.REFERÊNCIAS: Prof. MsC Sandro Gonzaga de Arêdes
Nenhum comentário:
Postar um comentário