Partindo da premissa de que o desenvolvimento do raciocínio é elemento fundamental para que a cidadania se efetive, apresentamos o jogo de Xadrez como complemento à educação escolar.
Esta atividade proporciona não apenas mais uma opção de lazer, mas a possibilidade de valorizar o raciocínio através de um exercício lúdico. Segundo Charles Partos, mestre internacional suíço, o aprendizado e a prática do xadrez desenvolvem as seguintes habilidades:
- a atenção e a concentração;
- o julgamento e o planejamento;
- a imaginação e a antecipação;
- a memória;
- a vontade de vencer, a paciência e o autocontrole;
- o espírito de decisão e a coragem;
- a lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
- a criatividade;
- a inteligência;
- a organização metódica do estudo;
- o interesse pelas línguas estrangeiras.
Deve-se ter em mente que o Xadrez reproduz uma situação de guerra, mas num contexto lúdico. Cada jogador funciona como um general na condução de um exército. Suas decisões são fundamentais para ganhar ou perder a partida, reproduzindo em escala diminuta o que poderia acontecer em uma batalha.
Acreditamos que o projeto Xadrez na Escola pode desenvolver as habilidades cognitivas citadas, bem como democratizar este jogo-arte-ciência, cuja origem e história perdem-se no tempo.
Atualmente no Brasil, a transcendentalidade no currículo escolar tem sido um dos aspectos mais positivos para a educação integral. Nesse aspecto, o Xadrez tem demonstrado, nos países em que é adotado como disciplina curricular, ser tão importante quanto as disciplinas artítisticas e científicas, pois enquanto esporte desenvolve habilidades; enquanto arte estimula a imaginação de, diante de inúmeras possibilidades que se apresentam, criar seqüências artísticas do jogo; enquanto ciência, exige acurado estudo teórico e a elaboração de cálculos precisos.
QUADRO COMPARATIVO DAS CARACTERÍSTICAS DO XADREZ E SUAS IMPLICAÇÕES EDUCATIVAS
Características do xadrez:
- Concentração enquanto imóvel na cadeira
- Fornecer um número de movimentos num determinado tempo
- Movimentar peças após exaustiva análise de lances seguintes
- Encontrado um lance, procura outro melhor
- De uma posição em princípio igual, direcionar a uma conclusão brilhante (combinação)
- O resultado indica quem tinha o melhor plano
- Entre várias possibilidades, escolher uma única, sem ajuda externa
- Um movimento deve ser conseqüência lógica do anterior, devendo apresentar o seguinte.
Implicações nos aspectos educacionais e de formação do caráter
- Desenvolvimento do autocontrole psico-físico
- Avaliação da hierarquia do problema e a locação do tempo disponível
- Desenvolvimento da capacidade para pensamento abrangente e profundo
- Empenho no progresso contínuo
- Criatividade e imaginação
- Respeito à opinião do interlocutor
- Capacidade para o processo de tomar decisões com autonomia
- Capacidade para o pensamento e execução lógicos, auto-consistência e fluidez de raciocínio.
"A impossibilidade de conhecer o melhor lance em uma partida de xadrez é que eleva o xadrez de um jogo científico para uma forma de arte, um meio de expressão individual."John R. Bowman (físico)
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