segunda-feira, 4 de abril de 2011

Atividade Física e obesidade

Para a prevenção e tratamento da obesidade, é necessário que o gasto energético seja maior que o consumo energético diário, portanto a mudança no estilo de vida, através do aumento da atividade física e reeducação alimentar, é fundamental.

A prática de atividade física é importante tanto para a prevenção como para o controle da obesidade. A dieta isoladamente, provoca perda de gordura, mas a massa isenta de gordura também é perdida. Com o exercício, seja isoladamente ou combinado com dieta, à gordura é perdida, mas a massa isenta de gordura é mantida ou aumentada.

A inatividade pode ser um fator de maior relevância do que a alimentação exagerada para o desenvolvimento da obesidade, e por essa razão, o exercício deve ser reconhecido como um componente essencial de qualquer programa de tratamento de controle de peso (WILMORE, 2001).

Uma combinação de exercícios e dieta representa a melhor maneira de conseguir uma redução ponderal. O exercício acelera a mobilização e utilização das gorduras, de forma a acelerar o emagrecimento.

NAHAS (2001) afirma que 5 sessões de 30 minutos de atividade física moderada por semana proporcionam:

• Mais disposição no trabalho e no lazer;
• Menor risco de doenças do coração; osteosporose; obesidade; diabete; certos tipos de câncer e depressão;
• Ajuda no controle do peso corporal;
• Bem estar;
• Oportunidade para encontrar pessoas e descontrair.
• A curto prazo tem-se a melhora do humor e da auto imagem corporal.

A atividade física aliada à boa nutrição deve ser reconhecida como elemento de grande importância para o desenvolvimento e o crescimento normal durante a adolescência, bem como para a diminuição para a diminuição dos riscos de futuras doenças.

A atividade física deve ser praticada em níveis saudáveis e que não promova a exaustão, deve ser fonte de prazer, para que se torne um hábito de vida saudável.

Segundo BARROS (1993), nenhum exercício físico será incorporado aos hábitos regulares se este não trouxer alguma forma de prazer ou recompensa. Toda atividade física quando iniciada como sacrifício ou obrigação será possivelmente abandonada, por mais consciente que o indivíduo possa estar do seu benefício para a saúde.

Para crianças e adolescentes é preciso usar a criatividade. Conduzi-los e orientá-los a realizar atividades de formas lúdicas e recreativas, como correr, pular, subir, descer, rolar, dançar, etc, sempre em uma intensidade de esforço que seja eficiente.

A prática de atividades físicas regulares melhora a capacidade aeróbica, diminui o peso corporal e a porcentagem de gordura. Portanto, sua prática aliada à alimentação saudável é primordial para a prevenção e controle da obesidade infanto-juvenil.

REFERÊNCIAS



BARROS R. Os adolescentes e o tempo livre: lazer – atividade física. São Paulo
NAHAS, M.V. Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Londrina – PR: Midiograf, 2001.
WILMORE, J.H, PERRIN, D.L. Obesidade, diabetes e atividade física. Fisiologia do esporte e do exercício, 2ª ed. Barueri- SP, Manole, 2001.

Um comentário: